GrupoSafety Segurança e Protecção Contra Incêndios


Avaliação de segurança de escolas e hospitais

Durante o ano, será avaliada a segurança de milhares de edifícios onde funcionam as escolas e os hospitais do país. Esta ação surge no âmbito da Plataforma Nacional para a Redução do Risco de Catástrofes (PNRRC), coordenada pela Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC).

De acordo com a notícia divulgada pelo jornal Público, o objetivo é desenvolver fichas de autoavaliação dos edifícios, que deverão ser preenchidas pelos responsáveis das escolas e dos hospitais. Este método já foi aplicado no Estudo do Risco Sísmico e de Tsunamis do Algarve, tendo detetado fragilidades significativas neste tipo de infraestruturas.

Patrícia Pires, membro da subcomissão da ANPC responsável pela plataforma nacional, refere que o estudo irá começar pelas escolas básicas. “Será lançado primeiro um piloto, que irá ajudar a definir com mais rigor a metodologia”, declara a responsável. Acrescenta também que, para além das fichas, existirão equipas de peritos a visitar os locais. De acordo com Patrícia Pires, a própria sede da ANPC foi alvo de diversos testes e sondagens nos últimos dois meses, com o propósito de avaliar a sua resistência a eventuais catástrofes. Ainda não se conhecem os resultados finais, mas as análises preliminares não indiciam problemas graves.

Fonte:Segurança Online