Qual o extintor de incêndio indicado para cada situação?

Extintores de incêndio são equipamentos importantes para estarmos seguros em nossas casas, escritórios e empresas. No entanto, não basta apenas obtermos os melhores equipamentos do mercado, é interessante também que tenhamos conhecimento básico sobre as especificidades de cada tipo de extintor de incêndio para sabermos como utilizá-los na hora de um possível perigo.

É importante explicar que existem 4 classes de extintores de incêndio: A, B, C, D e F, cada classe serve para um tipo de material em chamas. 

Classe A: madeiras, papel, borrachas, têxteis, etc. Exemplo: incêndios que queimam em superfícies e profundidade, ou seja, que deixam resíduo.

Classe B: gasolina, diesel, líquido inflamável sobre água, etc. Exemplo: incêndio em superfície que não deixa resíduo, ou seja, líquidos. 

Classe C:  fogos envolvendo gases. Exemplo: butano, propano, acetileno, etc.

CLASSE D: materiais que resultam em combustão. Exemplo: magnésio, alumínio, etc; no entanto, pouco comuns no cotidiano padrão. 

Classe F: fogos em meio à aparelhagem, envolvendo materiais para cozinhar. Exemplo: óleo/azeite. 

* Se os extintores cumprirem os requisitos específicos para extintores para Classe F, definidos no Anexo L da EN-3-7, e se sua adequabilidade para fogos da Classe F estiver expressa no rótulo.
**Se os extintores cumprirem os requisitos específicos para extintores para Classe A, definidos no Anexo I da EN-3-7, e se sua adequabilidade para fogos da Classe A estiver expressa no rótulo.
***Se os extintores cumprirem os requisitos específicos para extintores para Classe B, definidos no Anexo I da EN-3-7, e se sua adequabilidade para fogos da Classe B estiver expressa no rótulo.


Fonte: APSEI — ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA DE SEGURANÇA


GS Services
GS Technology
GS Enginnering
GS Expansão