Prevenção de incêndio em casa

Prevenção de incêndio em casa

maioria das pessoas acham que as fatalidades e as tragédias só acontecem com os outros. Mas a realidade é outra, quando menos se espera, sua família, seus patrimónios podem sofrer as consequências graves de acidentes, especialmente os incêndios.

A principal função é auxiliar quando há um princípio de incêndio, evitando danos maiores ao seu património, além de proporcionar a integridade física das pessoas e ajudar a salvar vidas.

O extintor é um equipamento móvel, constituído por um cilindro, e normalmente são instalados em locais estratégicos para preservar a segurança dos ambientes.

Nas residências todo cuidado é pouco para evitar acidentes, por isso, é preciso estar atento às mudanças elétricas, bem como ter precaução com todas as tarefas do dia a dias.

Para evitar que os incêndios ocorram é fundamental estar com a manutenção dos aparelhos e fiações elétricas em dia, e sempre que notar qualquer problema, chame um eletricista.

Apostar num extintor é importante pois é um fator crucial no combate ao incêndio inicial, podendo restringir o incêndio de se tornar num perigo maior.

 

Quais são as principais causas de incêndio em casa?


Causas Naturais- Este tipo de acidente ocorre com a ação da natureza ou quando os incêndios começam sem que haja contato com uma fonte externa de calor. Entre as principais causas estão: descarga atmosférica (raios), produtos químicos ou pólvora;

Causas Acidentais- Estes incêndios acontecem em consequência de imprudências, entre as quais estão:

Eletricidade- Os curtos-circuitos são grandes causadores de incêndios, devida a instalações malfeitas, sobrecarga/superaquecimento dos equipamentos e panelas. Desde aparelhos elétricos que ficam muito tempo ligados, sem ventilação adequada e ainda o uso de adaptadores para ligar diversos aparelhos ao mesmo tempo.

Os problemas elétricos representam 10% de todos os incêndios residenciais, e causam muitas mortes de moradores. Para evitar com que a eletricidade provoque acidentes com incêndios, faça uma verificação minuciosa na parte elétrica da sua casa;

Líquidos inflamáveis- A garagem e a cozinha são os lugares da casa que mais se armazena produtos considerados perigosos, pelo seu risco de causar incêndio, por isso, é essencial que confira em todos os ambientes da casa os produtos expostos e potenciais causadores de fogo;

Máquinas de lavar roupas- O problema pode acontecer quando se acumula poeiras ao longo do tempo, isso pode fazer com que a ventilação do secador fique obstruída com materiais altamente inflamáveis, que queimam facilmente quando expostos a altas temperaturas.

Uma dica de segurança contra incêndio é limpá-lo todas as vezes antes e depois do uso e principalmente limpar a área de ventilação para remover o acúmulo de poeiras e outros possíveis bloqueios. Essa simples prática pode reduzir uma das principais causas de tantos incêndios domésticos.

Causas Criminosas- Os incêndios também podem acontecer por ação intencional do ser humana, isto é, com a intenção de causar o incêndio.


Algumas dicas de segurança para evitar incêndios residenciais:

-Sempre apague a vela quando sair de casa;

-Nunca coloque vela próximo a itens combustíveis ou onde possa cair;

-Mantenha o fogão longe das correntes elétricas;

-Instale detetores de fumo;

-Tenha sempre em mãos um extintor de incêndio.


GS Services
GS Technology
GS Enginnering
GS Expansão