Saiba qual é a diferença entre fogo e incêndio

Saiba qual é a diferença entre fogo e incêndio


Já ouviu falar sobre a Teoria do Fogo? Sabe o que é Triângulo do Fogo?

Fogo-é a consequência de uma reação de combustão química exotérmica entre um tipo de combustível (gasolina, álcool, madeira, entre outros) e um comburente (o oxigénio), libertando assim luz e calor.

Incêndio-todo o fogo não controlado pelo homem que tenha tendência de se alastrar e destruir. Ou seja, é a destruição causada pelo fogo descontrolado, causando prejuízos de toda espécie.

 

Triângulo do Fogo-para que exista fogo são necessários três elementos:

  • Combustível-todo corpo capaz de alimentar o fogo, ou seja, queimar como madeira, papel, tinta, algodão, entre outros. Os combustíveis líquidos possuem algumas características distintas, pois podem ser voláteis (que libertam vapores em temperatura ambiente, como o álcool, a gasolina e o éter) e os não voláteis (que praticamente não libertam vapores, como a graxa, tintas entre outros). Os vapores tornam os combustíveis voláteis com um maior grau de risco;
  • Comburente-elemento químico existente na atmosfera que alimenta o processo de combustão, como, por exemplo, o oxigénio. O elemento comburente é o gás oxigénio, que ao entrar em contato com o combustível gera uma reação. O oxigénio é indispensável para a combustão e isso pode ser visto numa experiência caseira, abafando uma vela com um copo. Com o tempo, o fogo irá consumir todo o oxigénio dentro do copo e consequentemente, o fogo irá se apagar;
  • Calor-condição favorável causadora da combustão. A energia necessária para o desenvolvimento e continuação da reação é o calor, por exemplo, o papel e um combustível em contato com o oxigénio do ar, mas para que queima ocorra, é necessário uma ignição, como uma faísca por exemplo. Neste caso, a combustão inicia-se e liberta o calor necessário para iniciar a chama.

 

O fogo é um elemento fundamental para a sobrevivência humana e também movimentar grande parte da economia, principalmente nas grande indústrias de transformação, como a siderúrgica, refinarias e entre outras.

E, como não podemos dispensar do seu uso, só nos resta ter responsabilidade e cautela.


GS Services
GS Technology
GS Enginnering
GS Expansão